terça-feira, 13 de março de 2012

Desafio: uma receita para ti...


É tão bom quando nos propusemos e nos desafiamos a fazer algo a dar certo!
É um dos prazeres que sinto quando estou na cozinha...
O resultado desta receita me deixou mais que feliz!! Decidi participar de um convite bem especial do arco-íris na cozinha, a receita seria enviada e eu teria que elaborar, adorei a idéia, mas quando fui procurar um dos ingredientes (massa filo) não encontrava de maneira alguma, o jeito foi tentar fazer a tal massa, nunca nem tinha ouvido falar. De todas as receitas que procurei esta foi a melhor, a mais bem  explicada e nos mínimos detalhes, claro, que foi Testado, provado e aprovado! Então aí vai a sobremesa de sabor bem discreto e surpreendente!

Para a massa:
1 1/3 xícara de farinha de trigo
1/8  colher (chá) de sal
1/2 xícara de água (aproximadamente)
2 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de vinagre de vinagre de arroz

Para pincelar a massa ainda crua:
2 colher (sopa) de óleo vegetal

Modo:
Em uma tigela, misture os ingredientes sólidos, a farinha e o sal. Em uma outra tigela,  misture os líquidos, a água, o óleo e o vinagre. Junte as duas misturas e trabalhe a massa (sovando) até obter uma massa não pegajosa. Depois de bem sovada, forme uma bola e pincele-a com óleo. Em seguida, cubra com papel filme (PVC),  feche bem e deixe descansar 90 minutos.

Como abrir a massa:
Divida a massa em 20 bolinhas (que viraram 20 discos). Enquanto abre a massa, polvilhe sempre com farinha de trigo para evitar que grude. Não deixe de assistir este video, é fundamental para que entenda o que estou falando.
**Esta massa é super versátil, adorei!!!

Receita enviada: acrescentei...
*na montagem: 1/2 xícara de nozes pecã - picadas.
*para o creme de abobora:
2 colheres de creme de leite fresco (depois que finalizar o creme misture o creme de leite e reserve)

Ingrediente:
3 colheres (sopa) de açúcar
150g de abóbora
1 maçã ácida
8 folhas de hortelã
1 embalagem de massa filo
manteiga sem sal- quanto necessário

Ingredientes para o creme de ovos:
2 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa de vinho do porto




Preparação do meu jeito:
Caramelize o açúcar e junte a abóbora em quadradinhos. Deixe ferver eté obter um creme, deixe esfriar, em seguida acrescente o creme de leite fresco, misture bem e reserve.
Unte com manteiga (derretida) a folha da massa filo de ambos os lados.
Corte a massa em fatias compridas (eu fiz com a massa em forma de circulo, como mostra ao lado na foto) e recheei com o creme reservado (abóbora), um pouco de nozes (picadas), tirinhas de maçã, um pouco mas de nozes (picadas) e uma folha de hortelã. enrole a massa sem aperta muito. Em uma assadeira forrada com papel manteiga, leve ao forno pré-aquecido a 180c ou até dourar.
Sirva com o creme de ovos.

Para o creme de ovos:
coloque as gemas, o açúcar e o vinho do porto. Cozinhe em fogo médio sem deixar de mexer com a ajuda de um fuet, até começar a ferver.
Retire do fogo e deixe esfriar para servir.

Aqui em casa, gostamos tanto, que tivemos que fazer duas vezes... a primeira - foto 1 cortada ao meio acima (com a massa em circulo, coloque o recheio no centro, como mostra a foto a cima, do lado direito, feche um lado e depois o outro, em forma de cone) a segunda como a foto do lado esquerdo (fiz o mesmo processo que fiz com a primeira e virei as pontas do "cone" para fora, pincelei manteiga e levei ao forno.

Dica: ao invés do creme de ovos, uma outra opção é servir com um pouquinho de mel.









64 comentários:

  1. Parabens amiga ficou fantàstica, conseguiste e muito muito bem!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Milena
    Muito bonito o teu post
    Gostei, eu também já publiquei a minha
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Os meus sinceros parabéns, fazer massa filo dá trabalho! Aqui encontramo-la à venda em qualquer supermercado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ondina, pois é aqui em Brasília não encontrei!
      Muito obrigado pelo o comentário e pela visita! bjs.

      Excluir
  4. Milena de visita ao teu blog pela primeira vez, gostei muito das tuas receitas deliciosas.
    Em relação a esta, penso que é uma participação excelente. Parabéns.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, fico feliz que tenha gostado!
      Obrigado pela visita! grande bj.

      Excluir
  5. Quanta comida gostosa ... parabéns ...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Milena,
    Ficou com um aspeto delicioso esses rolinhos... Parabéns pois fazer massa filo da um trabalho. Mas o resultado ficou uma maravilha tanto para os olhos como para o estômago : )

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Catarina!
      Ficaram uma delícia mesmo, um sabor bem discreto!
      bjs.

      Excluir
  7. Que sobremesa linda, imagino que deve ser deliciosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Milena:)
    Mas que fantástica participação, adorei os teus rolinhos de massa filo, ficaram lindos e o recheio parece-me delicioso!
    E até fizeste a massa de raíz, os meus parabéns pela habilidade!
    Beijocas:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, muito obriga!
      Essa sobremesa realmete é de um sabor
      bem discreto e delicioso! Também gostei bastante do resultado da massa, além de ser super versátil! Grande bj.

      Excluir
  9. Parabéns, tudo lindo e com delicioso aspecto!Sua massa está perfeita, creio que não consigo essa façanha!
    Bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, esta massa só parece difícil!
      Tenta, vc tb vai adorar o resultado!!!
      Muito obrigado pelo o comentario, bjs!

      Excluir
  10. Parabéns Milena! Ficou perfeito!
    Adorei estes rolinhos de massa filo, tão bem recheados. E o facto de teres feito a massa de raiz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Me encanta!!, qué receta más deliciosa. Besos

    ResponderExcluir
  12. OLÁ MILENA!
    FIQUEI DE BOCA ABERTA COM ESSA MASSA, PARABÉNS!
    RECEITA NOTA 10!
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andréa,fiquei muito feliz com o resultado, pois nunca nem tinha ouvido falar nesta massa! rs! bjs.

      Excluir
  13. Bem conseguido, Parabéns!!!

    João Silva

    ResponderExcluir
  14. Woooooow ficou fantástico querida! E ainda tiveste que fazer a massa! Uma cozinheira de mão cheia, sem a menor dúvida! ^^
    Ficou super feliz que tenham gostado tanto da receita, muito mesmo! É complicado atribuir receitas quando não se conhecem bem as pessoas e fica sempre o receio de que não gostem, pelo que deves compreender o meu contentamento :)

    Beijinhos e muitos parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida, ADOREI o teu desafio!
      Fiquei muito satisfeita, por varuos motivos...
      Um deles foi ter aprendido! Também fico feliz que tenha gostado! Grande beijo e obrigado pelo o carinho!

      Excluir
  15. Muy buenos estos rollitos de pasta filo. La presentación te quedó de lujo.
    Besos

    ResponderExcluir
  16. Auuuu,
    que buena.
    Me encanta tu receta.
    Te felicito.
    Un saludo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Gracias! Me alegro que te haya gustado!
      Visita más a menudo! Besos.

      Excluir
  17. Que buena pinta!!!! estos rollitos pienso probarlos este fin de semana. Se ven deliciosos.. Un abrazo y saludos desde Madrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegro que te haya gustado!
      Este postre es una delicia ... Me encanta saber que has hecho, y si usted me dice después!? Beso!

      Excluir
  18. Lindo demais, Milena! Parabéns pelo capricho e pela participação. Os recheios parecem fantásticos e agora será a minha vez de fazer a sua receita rsrs! Perfeito! Obrigada por prestigiar a minha receita e pelo crédito ao meu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata eu que agradeço!
      Adorei a sua receita,
      obrigado por compartilhar!
      Grande beijo.

      Excluir
  19. E não é que ficaram lindissimos esses rolinhos? E super apetitosos. Parabens pelo desafio :) Tania *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tania!
      Nem eu acreditei de tão saborosos que ficaram!!!
      Vale apena tentar! bjs.

      Excluir
  20. Me gustan las dos versiones, tienen que estar deliciosas.

    Gracias por visitarme en mi blog y comentar, así he podido conocerte.
    Besitos, me quedo de seguidora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por seguirme, Sory!
      Su visita y sus comentarios son importantes para mí!
      Un beso.

      Excluir
  21. Olá Milena
    Vim retribuir a visita pelo meu recanto ;) Chego e dou logo de caras com esta bela e deliciosa receita...wwoooowwww...Foi um valente desafio, pois não é muito fácil fazer esta massa, ficou perfeita!!
    Muitos parabéns, tenho a certeza que MissB ficou deveras feliz com esta participação! Ainda tenho de fazer a minha ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, que bom que veio me visitar!
      Obrigado pelo o comentário... espero que todos gostem desta receita enviada pela a MissB! Assim que fizer a sua, vou lá me servir! rs! Grande beijo!

      Excluir
  22. Obrigada pela visita Milena!
    Ai que doce lindo você aqui tem! Muito trabalhoso... só para fazer a massa, mas ainda bem que valeu a pena o esforço! Está de se comer com os olhos!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lenita, eu agradeço a sua visita!
      Pois é, parece mais dificil do que realmete é... rs!
      Obrigado pelo o seu comentário, bjs!

      Excluir
  23. Milena, sua cozinha é mesmo muito doce :-) Adorei o visual delicado, com receitinhas deliciosas, cozinha nota 10! Imaginei que fosse complicado fazer massa filo, mas você mostrou que não é. Às vezes também não encontro, bom ter essa receita à mão. Obrigada pela visita a meu blog, apareça! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri, fico feliz que tenha gostado!
      Muito bom saber, que consegui passar um dos objetivos...
      esta massa não é tão difícil quanto parece, além do mais, é um prazer poder ver o resultado depois de pronta, né?! Muito obrigado Dri, por sua visita e pelo o seu comentário!

      Excluir
  24. Olá Milena, agradeço a tua visita:)
    Fiquei rendida ao encanto de esses rolinhos, que bonitos!
    Beijinhos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duxa,
      muito obrigado, bom ver você por aqui!
      Obrigado pela a visita! Bjo.

      Excluir
  25. Olá Milena, vim retribuir a sua visita e agradecer as suas palavras. Gostei muito de conhecer esse cantinho está muito bem elaborado. Parabens. Fiquei bem surpreendida com essa receita, pois tinha a ideia que era muito dificil fazer essa massa. Ficou expetacular.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susana, que bom que gostou!
      Essa massa é facil mesmo, só parece dificil!
      Obrigado pela visita! bjs.

      Excluir
  26. adorei o teu blog que é muito bonito e tem coisas muito boas assim como esta massa parabens bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa!!
      Volte sempre, aqui adoramos visitas!
      Grade beijo.

      Excluir
  27. Respostas
    1. ¡Gracias! Me alegro que te haya gustado, Nieves!
      Uno beso.

      Excluir
  28. It is really beautiful and seems delicious!Well done!Have a lovely day,dear!

    ResponderExcluir
  29. As vezes vejo receitas com a massa filó, tenho muita curisidade. Aqui também não tem. Quem sabe um dia tomo coragem, como você, mas por enquanto só fico olhando mesmo rss.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emília, pois é!
      Nunca tinha feito receitas com essa massa, esta é a primeira vez, até porque eu não conhecia! rs! Adorei o resultado e achei bem fácil de preparar... Acho que você deveria tentar! :) Grande beijo querida.

      Excluir
  30. Wow you roll out your own fillo dough. That's awesome. I just joined your blog

    ResponderExcluir