terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pudim de leite com amêndoas e nozes.



Esse é o bom e velho pudim de leite que a tanto tempo vem fazendo parte das sobremesas brasileiras, de origem portuguesa como vários outros doces feitos com muitos ovos! Na verdade é uma releitura da tradicional receita... vamos lá!?

Ingredientes:
3 ovos
1 lata de leite condensado
a mesma mediada de leite
1/2 xícara de nozes- coloquei amêndoas
1/2 xícara de açúcar - para caramelizar a fôrma

Modo:
Pré-aqueça o forno a 180º C.
No liquidificador bata o leite condensado e a mesma medida de leite *reserve(1). Em uma batedeira bata os ovos em ponto de neve, primeiro as claras depois os ovos e *reserve(2). Corte as amêndoas grosseiramente e em seguida misture com as duas reservas. despeje a mistura em uma fôrma previamente caramelada. Leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 1 hora e meia. Após tirar do forno deixe descansar ainda em banho-maria até o pudim se despregar totalmente da calada.

1. Dica: você deve estar se perguntando: porque tem bater os ovos em neve?
Além de eliminar o cheiro do ovo, a aparência fica ainda mais degustativa, se você observar na foto acima vai ver que existe uma especie de base espumada, é somente por isso.
2. Dica: para obter uma camada uniforme sobre o pudim, é preciso.. em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo (baixo) até obter uma cor caramelada (não mexer o açúcar) em seguida coloque a mesma quantidade de água, deixe ferver por 05min. ou ate obter a textura de mel, ainda com a calda quente coloque na fôrma e faça movimentos para que a calda cubra todas as parte de dentro da mesma. Assim você ira ter um pudim totalmente uniforme de calda e também facilitara o desenforme!
Bom, espero ter gostado da dica, ela irá fazer toda a diferença no visual e sabor do seu pudim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário